jump to navigation

Jay Reatard janeiro 20, 2010

Posted by Jan Balanco in Música.
Tags: ,
trackback

Foto: Rashid Akrim

Hoje completa uma semana que Jay Reatard deixou esse mundo, e a tristeza ainda persiste por aqui.

A notícia correu o mundo na tarde seguinte, e eu fiquei sabendo à noite, enquanto acessava meu e-mail num hotspot gratuito na praça de alimentação de um shopping center. Uma amiga me informou. Não quis acreditar, procurei por mais informações na internet, a conexão lenta como há anos não presenciava deixou o momento ainda mais difícil. Com a notícia confirmada, e reconfirmada, fiquei arrasado. Perdi a fome.

Nos anos de 2008 e 2009 ouvi os discos que ele lançou pela Matador Records em mais de 50% dos dias. Punk rock e indie rock, sua música consegui juntar meus dois estilos preferidos de um modo como eu nunca vi. Já pensei mil vezes em montar banda só para tocar as músicas dele. Quando ele fez show surpresa em São Paulo no ano passado, fiquei mal por só saber com 1 dia de antecedência, o que me impossibilitou de viajar para assistir. Eu imaginava constantemente como seria produzir um show dele aqui em Salvador, caso alguma produtora nacional o trouxesse ao país novamente e eu pudesse conseguir uma data na cidade como fizemos com o Bonnie ‘Prince’ Billy há um tempo atrás.

Como a morte de uma pessoa que a gente não conhece pode nos afetar tanto? A identificação entre fã e obra é algo muito difícil de explicar… Primeiro a identificação com determinado tipo de som, algumas letras, talvez uma identidade visual, seguida da apreciação contante e repetitiva, e assim aquilo começa a fazer parte de nossa vida, preenche nosso cotidiano, vira trilha de momentos marcantes… Enfim, mas não é hora pra esse tipo de papo agora. Apenas continuemos a torcer para que tudo fique bem, onde quer que esteja.

Rest in peace, Jay.

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe uma resposta

