jump to navigation

Diretores nerd em novos rumos janeiro 27, 2010

Posted by Jan Balanco in Audiovisual.
Tags: , , , , , ,
trackback

Noite passada me dediquei a “zerar” a filmografia de dois grandes diretores nerds que gosto muito: Kevin Smith e Mike Judge. Faltava assistir apenas uma película de cada, respectivamente Jersey Girl (2004) e Extract (2009). Além da presença de Ben Affleck, e de em geral terem tido críticas desfavoráveis apesar de ótimos, ambos os filmes parecem ser divisores de água no currículo de seus diretores. Será?

Ouvia falar de Jersey Girl (2004) como se tratando de uma comédia romântica, num sentido pejorativo do termo, o que me desanimava um pouco a assistí-lo, e por isso me desculpo de comentar como se fosse novo um filme com mais de 5 anos de lançamento. Sendo mais franco, meu pensamento pré-constituído sobre o filme já tinha chegado ao ponto de achar que era uma película caça-níqueis qualquer de segundo escalão que Kevin Smith teria dirigido apenas para ganhar um troco. Definitivamente não é o caso, mas sim mais uma obra típica do diretor que de certa maneira também trata da transição para a vida adulta, mas dessa vez não sob o aspecto profissional ou amoroso, mas o da família. Apesar de no fundo ser mais um filme de Kevin Smith, com todas as suas características presentes, ao mesmo tempo Jersey Girl é muito diferente de todos os outros filmados por ele. Muito mais “sério”, “sentimental” (não consigo usar esses termos diretamente para adjetivar um Kevin Smith)… e é muito bom do jeito que é. Achei muito conectado a Zack and Miri Make a Porno (2008), filme seguinte na filmografia do diretor, se desconsiderarmos o excelente Clerks II (2006) que é uma continuação. Será uma tendência? Estaria Kevin Smith finalmente envelhecendo?

Extract (2009) é o melhor filme já realizado por Mike Judge, mais conhecido como o responsável por uma das melhores séries de animação de todos os tempos, a insana Beavis and Butt-Head. Falando sério, Extract é melhor até que o seu primeiro longa-metragem, Beavis and Butt-Head do America (1996) – mas não é melhor que a série de TV, claro! Para quem assistiu aos seus outros filmes, Office Space (1999) e Idiocracy (2006), já é possível detectar em Extract a consolidação de um “estilo Mike Judge”, dessa vez enfim afinado, pois os seus outros dois filmes com atores reais, apesar de geniais, não ganham nota 10. Fiquei muito contente ao assistir Extract, não só pelos 90 minutos de deleite cinematográfico, mas pela esperança de que agora Mike Judge finalmente deslanche como um grande diretor de cinema nerd, e passe a nos proporcionar ótimos filmes em constância regular, como o seu colega Kevin Smith. Contar com Ben Affleck e Gene Simmons atuando no filme indica já a conquista de um certo prestígio, né? Torçamos por ele!

* * *

Bem, como é possível perceber, não costumo gostar de ficar resenhando a “história dos filmes”, para mim o fato de algo ser dirigido por Kevin Smith ou Mike Judge já é motivo mais que suficiente para serem obrigatoriamente conferidos, independente de ter uma mocinha e um mocinho que moram em algum lugar determinado e trabalham em tal atividade e etc, e se o final ºe feliz ou não, mas caso ainda tenha dúvidas, vejam a opinião de dois mestres do assunto:

Comentários»

1. janocide - janeiro 27, 2010

Massa essa dica de “The Goode Family”, pela descrição do IMDB parece muito boa, vou baixar. E duvido que “Extract” estreie no Brasil, mas tem boas cópias disponíveis online (mas com péssimas legendas).

2. Ramon Prates - janeiro 27, 2010

E vc já viu a nova série animada de Mike Judge chamada The Goode Family? Eu ainda não vi, mas a crítica e o público não curtiram e o negócio só durou 1 temporada. Mesmo assim estou curioso pra ver.

3. Ramon Prates - janeiro 27, 2010

Jersey Girl é bem interessante, mas o próximo filme de Smith vai ser comédia policial com Bruce Willis, então não acho que ele tenha ficado velho. O Extract ainda não assisti, tinha esperança de ver no cinema, mas vou acabar baixando.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: