jump to navigation

Metas anuais de livros e filmes abril 21, 2011

Posted by Jan Balanco in Audiovisual, Livros e HQs.
Tags: , , ,
trackback

Embalando livros e DVDs em minha última mudança

Desde que entrei na universidade, há muitos anos atrás, perdi o hábito de ler livros inteiros, principalmente literatura, substituído pela leitura acadêmica e técnica de artigos, ensaios, capítulos de livro, pesquisas, dissertações e teses. Após muitos esforços em vão, resolvi me impôr uma meta anual, bem modesta, de ler pelo menos 12 livros inéditos por ano, em média 1 por mês. Assim começou uma boa brincadeira. Vou relatar aqui o método que uso, quem sabe alguém se identifica e adota pra si!

A cada revéillon crio uma nova planilha para anotar os livros que lerei no ano que se inicia. Coloco os seguintes campos: Autor, Título, Título Original, Ano, Suporte, e Data da Leitura. Além da auto-cobrança de cumprir a meta estabelecida, acabo gerando um pequeno banco de dados que uso para qualificar minhas leituras. A medida que os meses vão passando, vou preenchendo a planilha e posso observar se estou lendo mais autores brasileiros ou estrangeiros, obras novas ou antigas, ficcionais ou técnicas, em meio impresso ou digital, etc, e posso melhor redirecionar a escolha do livro seguinte. Comparando a planilha atual com a dos anos anteriores, a auto-avaliação fica ainda mais interessante. Uma regra que criei nesse jogo é que se em determinado ano não consigo cumprir a meta de ler 12 livros, tenho que compensar a diferença no ano seguinte. Por outro lado, se conseguir ler livros a mais, não posso descontar depois! Em 2010 por exemplo, só li 10 livros, o que significa que em 2011 tenho que completar 14. Não me chateei muito de não ter cumprido a meta do ano passado porque li milhares de páginas de excelentes HQs, e 5 longos relatórios de pesquisa, equivalente a Teses de Doutorado, digamos. Em 2011 estou bem atrasado e começo a me preocupar, pois já adentramos o primeiro quadrimestre e só tenho 3 livros lidos, faltam 11!

Algum tempo depois comecei a repetir o mesmo processo com filmes, mas com uma meta mais audaciosa de 60 filmes, em média 5 filmes por mês. Tenho conseguido cumprir bem a meta. Neste ano já assisti 28 filmes até agora, resultando em uma média total 40% maior do que deveria manter até o fim de abril. Os campos que uso na planilha são os mesmos dos livros, apenas substituindo Autor por Diretor. Com os dados levantados já consegui constatar, por exemplo, que a época do ano em que assisto mais filmes sempre corresponde aos primeiros meses do ano, o que acredito ser devido às férias e ao Oscar. Também constatei que o perecentual de filmes que assisto em formato DivX cresce a cada ano, em detrimento das idas ao cinema, dado que em 2011 já estou me esforçando para mudar, tendo ido ao cinema em 1/3 das ocasiões.

Também já tentei registrar séries assistidas (por temporadas completas), mas depois concluí que não valia o esforço, uma vez que não quero aumentar o consumo de séries, e sim diminuir, pois acho em geral um tempo mal aproveitado. Exposições visitadas também já foram tema de planilha anos atrás, mas a minha frequência é tão regular e intensa que julgo não haver necessidade. O mesmo vale para discos, com a diferença que as audições são automaticamente organizadas pelo iTunes, que é o meu principal reprodutor de música atualmente.

Se você precisa aumentar o seu consumo de algum produto cultural, ou apenas é viciado em organização e planejamento como eu, fica a minha dica.

Comentários»

1. Theo - dezembro 31, 2011

Manda essa planilha(em branco) pra mim!

2. Livros e filmes para 2012 « quase concreto - dezembro 30, 2011

[…] como será 2012. Por isso recomendo a leitura do post que escrevi há um tempo atrás sobre metas anuais de livros e filmes. Eu consegui alcançar minhas metas, li 14 livros conforme planejado e assisti 101 filmes, […]

3. Juliet, Naked « quase concreto - abril 26, 2011

[…] sobre meu planejamento anual de leituras, me fez lembrar de Juliet, Naked (no Brasil, Juliet, Nua e Crua) de Nick Hornby, o único livro de […]

4. Luciano Matos - abril 25, 2011

Acho que as metas são mais importantes até que as anotações. Minha meta de filmes é igualzinha, mas a exigência é ver 60 filmes no cinema. Não vale tv, dvd, computador. Ai teria que aumentar muito. Claro que 60 filmes no cinema é muita coisa e teria que incluir muita porcaria, que já evito ver mesmo. Já vi até agora 11 filmes no cinema, po que dificulta muito o alcance da meta. Teria que ver 19 até o meio do ano, por exemplo. E os filmes não ajudam. Quanto aos livros, se conseguir 12 tá excelente mesmo. Agora mesmo to lendo um que é grossão e demorado, deveria valer por dois. Agora, concordo muitíssimo que séries tomam nosso tempo demais.

5. Ramon - abril 22, 2011

Eu não chegou a fazer um planejamento, mas controlo os filmes que assisto numa planilha. Tento comentar todos no meu blog, mas ano passado não consegui escrever sobre todos.

Recomendo o site http://www.skoob.com.br pra controlar os livros lidos coisa e tal, e o http://orangotag.com para controlar os episódios de seriados assistidos.

6. tarcísio buenas - abril 21, 2011

Jan,

eu tô com seis livros aqui pra ler. Alguns foram do final do ano passado. Acredite. Tô tentando terminar o Dj do Bortolotto e a autobiografia da Patti Smith antes de cair na estrada – Rio e Sampa a partir do dia 28.

Valeu a dica.

Abs


Deixe uma resposta

