jump to navigation

®Nova Contemporary Culture abril 29, 2011

Posted by Jan Balanco in Artes Visuais, Audiovisual, Comidas & Bebidas, Música.
Tags: , , , , , ,
trackback

No próximo sábado, 30/4, acontece a abertura e encerramento da mostra ®Nova Contemporary Culture, na Fundação Casa França Brasil, no Rio de Janeiro. Explico: ®Nova é uma mostra work in progress, que começa em branco e vai sendo montada aos poucos, em ciclos semanais onde novos artistas aportam e vão deixando suas marcas nos espaços expositivos, palcos e telões. A cada nova visita, uma nova exposição é encontrada pelo visitante. A programação – em que predominam as artes visuais mas vai muito além destas – é formada pelo que a curadoria costuma chamar de nova arte contemporânea, e inclui pintura, escultura, instalação, perfomance, videoarte, música, reflexão e gastronomia. Arte predominantemente efêmera, jovem, vinda de todas as partes do mundo, e mixadas no Brasil. Mas qualquer descrição em termos usuais é pouco para ®Nova, recomendo uma visita ao site oficial para entender melhor do que se trata.

Essa é a terceira edição do projeto, que aconteceu primeiramente no Museu da Imagem e do Som de São Paulo, e depois na cidade norte-americana de Los Angeles. Na primeira edição participei de um workshop de curadoria com o seu idealizador David Quilles Guilló, o que me levou a ser convidado a participar como Guest Curator (Curador Convidado) da atual edição. Uma curiosa coincidência é que essa não é a primeira vez que me envolvo com um projeto seu. Em junho de 2006, a convite da artista Andrea May, discotequei em um lançamento da Revista ROJO®, periódico espanhol de arte editad por David e que está nas origens de Nova. O evento integrava uma edição da saudosa Feira Hype, em Salvador.

A atual edição carioca da ®Nova, que teve início em 21 de março, acontece simultaneamente na Fundação Casa França Brasil e na Escola de Artes Visuais do Parque Lage. Visitei a mostra na segunda semana e posso afirmar que está incrível, ainda melhor que a produzida em 2010 no MIS-SP. O programa é imperdível, mas se você não estiver no Rio, dá pra ter uma idéia do projeto através dos vídeos que registram os bastidores de ®Nova:

#1

#2

#3

#4

E se gostar da coisa, um documentário longo foi lançado pouco antes da edição carioca do projeto e disponibilizado online, batizado como Nova The  Film. Foi filmado durante a edição paulistana de ®Nova em 2010.

Only for the happy, the gifted, the curious and the open minded.

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: