jump to navigation

About

Jan Balanco

CV: http://br.linkedin.com/in/janbalanco/pt
Contato: jan.balanco@gmail.com 

 

Nascido em Salvador, tem ascendência paraibana e portuguesa, e metade da família morando em São Paulo, onde também reside atualmente.

Produtor cultural graduado pela Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia, onde desenvolveu pesquisa sobre políticas culturais junto ao Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura. Ainda na graduação trabalhou na organização das primeiras edições do ENECULT, e produziu projetos como o 3×4, e o II Seminário Gestão Cultural em Cena.

Tendo o Rock como principal campo de interesse desde a infância, e participado como baixista em algumas bandas à partir da adolescência, só em 2003 começou a se envolver nos bastidores da área como sócio-fundador do selo Frangote Records, uma parceria com os amigos Gilberto Eloy e Boris. O micro-selo trabalha com os formatos CD-R, DVD-R e download gratuito, já tendo lançado nomes como Declinium, The Honkers, Los Canos, Cissa Guimarães, Vendo 147, Glauco Neves, Jonas, entre outros.

Em 2005 iniciou sua carreira como DJ de rock e música pop sob a alcunha de DJ Janocide, já tendo se apresentado em diversas festas e casas noturnas de Salvador, e também em Porto Alegre-RS, Santos-SP e São Paulo-SP.

Nesse mesmo ano deu início ao seu projeto de maior destaque, a festa Nave, realizada em parceria com Luciano Matos, o el Cabong. Principal referência de festa no segmento de rock e música pop no estado da Bahia, a Nave  aconteceu um sábado por mês durante 5 anos consecutivos, interrompendo suas atividades em 2010.

Entre 2007 e 2010 trabalhou na Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, onde sua última função foi a de Assessor da Coordenação de Redes Produtivas da Diretoria de Economia da Cultura. No mesmo período foi também consultor do Fundo de Cultura do Estado da Bahia e da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, para o qual realizou análise técnica de projetos inscritos na área de música através de Editais ou demanda espontânea.

Atualmente atua como produtor cultural freelancer e estuda História da Arte.

Quando não está ocupado em uma dessas diversas frentes, navega na internet, ouve música, lê, assiste filmes e séries, visita exposições, aprecia arquitetura, joga videogame e come boa comida (constantemente fazendo mais de uma coisa ao mesmo tempo).

Nerd, bloga desde 2001, tendo parado em 2007. Isso é um retorno.

%d blogueiros gostam disto: